10 Formas Fáceis e Eficazes de Reduzir o Stress
O stress é um problema comum que afeta pessoas de todas as idades e géneros. No entanto, a gestão do stress varia de pessoa para pessoa, e algumas pessoas podem ainda estar à procura de métodos eficazes de redução do stress que exijam medicação ou ajuda médica. Experimente primeiro estes métodos recomendados para a redução do stress, que são fáceis e eficazes.
Sinais de Stress
Aceleração dos batimentos cardíacos, suor nas palmas das mãos
Respiração acelerada
Tremor, alterações de humor, irritabilidade
Dificuldade de concentração
Sensação de exaustão, sensação de cansaço mesmo sentado
Aumento da frequência de dores de cabeça ou enxaquecas
Insónia, dificuldade em dormir ou pesadelos
Sentimento de tristeza, falta de vontade de falar com ninguém
Se apresentar vários destes sintomas e estes persistirem durante vários dias, é um sinal do seu corpo: "Está stressado". É tempo de cuidar de si antes que o problema se agrave e afete a sua saúde física e mental a longo prazo. Vamos explorar alguns remédios caseiros básicos para o stress.
10 Formas Fáceis de Reduzir o Stress
1.º Movimente o Corpo
O exercício físico não só fortalece o corpo, como também a mente. Um possível motivo é que o foco no exercício pode ajudar a esquecer o stress. Isto permite também uma libertação completa de energia, o que aumenta os níveis de serotonina, o que ajuda a adormecer mais facilmente. Se tem pouco tempo ou não consegue encontrar o lugar certo, experimente exercícios simples de ioga em casa.
2.º Reduza o Consumo de Álcool
Quem disse que beber álcool alivia o stress? Um estudo de 2017 com mais de 63 estudos descobriu que reduzir o consumo de álcool pode reduzir o risco de depressão. O consumo de grandes quantidades de álcool pode prejudicar o funcionamento dos neurotransmissores que regulam o funcionamento mental positivo. Os neurotransmissores desregulados podem levar a certos distúrbios, incluindo o stress.
3.º Pare de Fumar
Tal como o consumo de álcool, muitas pessoas fumam sempre que estão stressadas. No entanto, os estudos mostram que fumar aumenta o risco de stress mais tarde na vida. A nicotina e outras substâncias presentes nos cigarros estão também associadas a um aumento do risco de stress. 4. Controle a Ingestão de Cafeína
Beber bebidas com cafeína, como café e chá, também está associado ao stress. A cafeína pode causar agitação e ansiedade, o que não é benéfico para quem está stressado.
5.º Durma o suficiente
Dormir a uma hora regular à noite afeta significativamente os níveis de stress. Deite-se assim que sentir sono e evite forçar os olhos a abrir com frequência à noite. Deixe de usar telemóvel, tablet, computador e TV. Evite café e refeições pesadas antes de dormir. Ajuste a iluminação do seu quarto de modo a que não seja nem demasiado clara nem demasiado fria. Durma pelo menos seis horas por noite.
6.º Medite
A meditação é uma forma poderosa de relaxar e reduzir o stress. Ela ajuda o seu cérebro a concentrar-se em algo diferente do stressor. 30 minutos de meditação por dia podem reduzir significativamente o stress. Se não quiser ficar parado, também pode meditar andando pelo quarto.
7. Mantenha uma dieta equilibrada
A dieta é outro fator que pode afetar os seus níveis de stress. O baixo nível de açúcar no sangue, a desidratação e o consumo excessivo de alimentos processados, incluindo alimentos ricos em açúcar, podem aumentar os seus níveis de stress. Por isso, é importante equilibrar a sua dieta diária. Beba muita água, reduza o consumo de alimentos processados e coma mais hidratos de carbono complexos (arroz integral, pão integral), frutas, legumes e proteínas com baixo teor de gordura.
8.º Pratique a respiração profunda.
Acredite ou não, não estamos a respirar profundamente com tanta frequência atualmente. Respiramos frequentemente de forma curta e rápida, o que aumenta a nossa frequência cardíaca e pode causar tonturas. Ou, pode surgir ansiedade. Praticar uma respiração profunda e lenta pode ajudar a restaurar os padrões respiratórios normais e a aliviar o stress.
9.º Experimente usar aromaterapia.
A aromaterapia é outra forma de aliviar o stress. Experimente decorar a sua secretária e o seu quarto com velas perfumadas ou incensos com aromas calmantes como bergamota, lavanda, sálvia esclareia, toranja e ylang ylang. Existem também óleos que pode usar para aplicar na pele ou massajar antes de dormir.
10.º Beba chá de camomila.
O chá de camomila tem um efeito calmante e ajuda a dormir melhor. Pesquisas sugerem mesmo que possui propriedades sedativas, ajudando a adormecer mais facilmente. Quem está stressado e tem dificuldade em dormir pode tomar chá de camomila morno antes de dormir.
Conclusão:
O stress é uma parte normal da vida, mas se aprendermos a cuidar da nossa mente com estes métodos simples, deixará de ser um grande problema que não podemos controlar. Experimente escolher um ou dois destes chás todos os dias e observe as pequenas mudanças em si mesmo.